ESTEIRA TRANSPORTADORA ALIMENTÍCIA

*imagens ilustrativas

PROCURANDO POR ESTEIRA TRANSPORTADORA ALIMENTÍCIA?

Uma esteira transportadora alimentícia é a responsável por transportar diversos materiais do setor alimentício, como biscoitos, doces, carnes, molhos, etc. Os produtos podem ser transportados embalados ou encaixotados, ou ainda desembalados. Isso irá definir qual o tipo de esteira transportadora alimentícia deve ser utilizada no processo.

Este tipo de esteira pode ser encontrado com telas metálicas, que são dimensionadas conforme os tipos de produtos transportados. São indicadas para transportar produtos em ambientes com temperatura elevada, ou que estão impregnados com óleo e/ou gordura. São laváveis e atóxicos, e podem ainda ser esterilizados mesmo durante sua operação. Como são altamente resistentes às variações de temperatura, a esteira transportadora alimentícia também é recomendada na utilização de túneis de congelamento e processos de pasteurização.

Encontramos também esteira transportadora alimentícia com as chamadas “esteiras sanitárias”, que normalmente são laváveis, e que podem ser de lona, ou modular (que utilizam módulos termoplásticos em sua constituição). A esteira deve evitar a proliferação de fungos e bactérias para garantir a integridade física e a qualidade dos produtos.

FATORES QUE DEFINEM A ESCOLHA ADEQUADA DA ESTEIRA TRANSPORTADORA ALIMENTÍCIA

Vale a pena observar algumas condições que vão definir o tipo de esteira transportadora alimentícia ideal para o transporte de alimentos em uma empresa. Além da definição da forma como o produto circulará (embalado ou in natura), deve-se avaliar se o produto deixa muitos resíduos (como farelo, sangue, gordura, líquidos e afins), a temperatura do ambiente de trabalho, a necessidade de lavagem e higienização frequente do equipamento, humidade do ambiente entre outras coisas.

Outro detalhe neste tipo de equipamento é a importância da escolha da cor adequada. Encontramos modelos brancos, azuis, pretos e brancos. Porém, para transportar alimentos desembalados (in natura), o branco é o mais indicado por questões higiênicas. A cor branca permite uma melhor detecção de problemas relacionados à higiene.

Se houver necessidade de uma constante higienização, os modelos modulares são os mais recomendados, já que permitem fácil remoção dos módulos que compõem a esteira, ao contrário do que ocorre caso seja utilizada uma lona.

PROVTEC - SOLUÇÕES COMPLETAS EM ESTEIRA TRANSPORTADORA ALIMENTÍCIA

Qualquer que seja a necessidade de sua empresa, a Provtec fornecerá o equipamento adequado para valorizar o seu negócio.

Temos uma equipe formada por profissionais com alta experiência na análise, desenvolvimento, implantação e avaliação das ações na medida certa para a necessidade da sua empresa. Contamos ainda com uma alta tecnologia que atende a diversos setores industriais. Projetamos e desenvolvemos soluções completas e integradas no setor de tecnologia em controle e movimentação.

Para saber mais sobre Esteira transportadora alimentícia: